11/02/2019

Dica para conservar alface na geladeira e aumentar sua vida útil



Já perdi muitas verduras, até que comecei a religiosamente seguir estas técnicas antes de armazenar na geladeira as folhas que chegam em casa, são alguns minutos que gasto em um dia e poupo muito nos outros dias!



Primeiro passo

Lavar em água corrente folha por folha para retirar as sujeiras visíveis. Infelizmente nossos alimentos não são bem armazenados nos supermercados, além das sujeirinhas que vem da horta (e são muito mais saudáveis) nem consigo imaginar quais outros insetos encontramos ali nos depósitos! 
Então esta pré higienização é primordial!

Veja também


Segundo passo
Após lavar suas folhas coloque em uma vasilha uma solução de para cada litro de água 2 colheres de vinagre de álcool, e deixe as folhas submersas por 30 minutos, este processo fará com que as lacrainhas e sujeirinhas se desprendam das entranhas das nossas folhas!

Veja também


Terceiro passo
Lavar novamente em água corrente folha a folha, todas as sujeiras desprendidas no passo anterior enfim vão embora ralo abaixo!

Quarto passo
Secar, costumo deixar por alguns minutos em um escorredor em cima da pia para retirar o excesso de água, em seguida seco folha a folha com um pano de prato que destinei só esta função. 
Vale fazer também com aqueles papéis absorventes de cozinha, mas como faço semanalmente preferi utilizar algo não descartável.



Quinto passo
Armazenar em vasilhas plásticas grandes para não compactar e amassar as folhas, coloco uma camada de papel absorvente, outra de alface, mais uma de papel e assim vai intercalando até o final da vasilha, finalizando sempre com papel, quando percebo que as folhas estão suadas (devido o calor do abre e fecha da geladeira ou troca brusca de temperatura) troco os papéis molhados, guardo as folhas sempre na parte de baixo do refrigerador, pois são delicadas e não gostam muito de estarem entre as prateleiras mais frias.
Este processo todo me rende uma semana de folhas fresquinhas e ajuda muito naquela hora de preguiça durante a semana, é só retirar da geladeira, temperar e consumir!


Siga-nos também no Pinterest e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário