25/03/2019

Erros na organização da casa

Eu sou uma pessoa organizada por natureza e não convivo bem com bagunça, mas entendo que há diferentes tipos de pessoa quando o assunto é organização. Há os que são opostos a mim, e não conseguem se imaginar em um ambiente totalmente organizado. 

E ainda há os que gostariam muito de serem mais organizados, mas por algum motivo eles simplesmente não conseguem. 

Se você está nessa última categoria, esse post é o seu número. 

Se você não está, leia mesmo assim porque tenho certeza que você vai aprender alguma coisa

Quando nos aventuramos a organizar nossa casa, sempre temos a melhor das intenções; mas frequentemente cometemos erros bobos (e por isso mesmo, comuns), que nos impedem de chegar ao objetivo que queremos. 




1. Comprar organizadores sem organizar antes
A sorte da minha vida é não ter nenhuma loja da Container Store no Brasil, senão eu já tinha declarado falência há muito tempo.
E eu sei que você já quis comprar produtos organizadores aos montes, só faltou dinheiro, ou coragem, ou os dois. 
Mas a regra vale pra todos: nunca compre nenhum produto organizador sem ter analisado e organizado o ambiente onde você vai usá-lo. 
Organizadores profissionais fazem isso, e você também deve fazer.

Primeiro, olhe para o espaço que você tem, e o que deverá ser guardado ali depois da organização acontecer. 
Do que você precisa? Cabides – pra que tipo de roupa? Potes – de que tamanho e para que finalidade? Ganchos – para suportar qual peso e para serem fixados em qual superfície? Aramados – para organizar o que e suportar qual peso?

Uma vez eu me empolguei e comprei um suporte de banheiro que usa um sistema de ventosas, lindo. 
Fui colocar no banheiro e só então percebi a burrada: como eu ia grudar ventosas em uma parede de mosaico? 
Falta de análise que resultou em perda de tempo e dinheiro.


2. Ignorar espaços verticais
Há muitos espaços na nossa casa que ignoramos mas podem ser excelentes pra ajudar na organização da sua casa. 
Portas são um exemplo clássico: com a ajuda de ganchos e outros tipos de organizadores, você pode aproveitar e muito o espaço atrás das portas – não só dos cômodos, mas também dos armários. 
No próximo item você vai ter uma ideia melhor do que estou falando.

Outro espaço que é frequentemente ignorado é a parede sobre o vaso sanitário. Com os produtos certos (e pensando com antecedência em como você pode aproveitar esse espaço), você pode organizar produtos de banheiro, de limpeza, toalhas, e outros itens.

3. Guardar itens onde eles não serão usados
Falando de aproveitamento de espaços e guardar itens no lugar certo: quando me mudei pela última vez, tive uma dificuldade enorme em decidir onde guardar minha tábua de passar roupas, e onde passar roupas também. 
Inicialmente eu guardava na lavanderia, mas não tinha espaço pra passar roupas lá; então sempre tinha que ficar indo e vindo com a tábua e o ferro pra lá e pra cá.
Até que um dia vi um suporte para tábua e ferro para ser pendurado em portas, e percebi que estava passando roupas com mais frequência em um dos quartos (onde ficam minhas roupas), então pendurei o suporte e tudo mais atrás da porta desse quarto. Chega de ficar andando pela casa levando itens de um lado pro outro.
Outra coisa que fiz foi comprar um baldinho pequeno pra colocar os itens que eu uso pra limpar o box do banheiro, e coloquei esse baldinho… adivinha… dentro do box do banheiro. 
O box precisa ser limpo? Não preciso ir até a lavanderia buscar nada, está tudo ali. Tenho um limpa-vidros dentro meu aparador, pra quando eu preciso limpar minha mesa.
Guarde seus produtos onde você os usa. Facilite sua vida!



4. Não ter um sistema de organização para papéis
Uma das principais fontes de desorganização em uma casa são papéis, e eles provavelmente merecem um post exclusivo. 
Mas o principal é que toda casa precisa definir um sistema de organização para os papéis que chegam, pra que eles não se tornem uma pilha indefinida de documentos sem objetivo.


Minhas recomendações iniciais:
Defina um dia na semana pra lidar com a correspondência que chegou. Eu faço isso no domingo, juntamente com a organização das minhas finanças.
Categorize seus papéis por ordem de uso:
se são coisas que você precisa guardar permanentemente, coloque em uma pasta ou arquivo que não precisa ser de fácil acesso;
documentos correntes ou que você pode precisar com frequência (como contas, etc), coloque em uma pasta de fácil acesso;
tenha um plano para os papéis e documentos com os quais você precisa lidar imediatamente.


5. Simplificar demais
Se você for longe demais com sua organização, vai transformar sua casa em uma casa de revista… e ela vai perder toda a personalidade. Você não precisa limpar todas as superfícies, nem deixar tudo brilhando, nem esconder qualquer coisa que se pareça com desorganização. 
Sempre vou defender que a casa da gente precisa parecer casa, não hotel. Precisa parecer que tem gente morando, senão perde o encanto. 
Então organize-se, mas não se empolgue
Uma casa super mega ultra organizada é difícil de manter e chata de morar.

6. Achar que o trabalho é feito de uma vez, só uma vez
Você pode fazer um mutirão de organização, se livrar de um monte de coisas, estabelecer rotinas e sistemas pra organizar sua casa. 
Mas isso não é um trabalho pra ser feito um dia só: sua casa só permanece organizada se a organização acontecer todos os dias, um pouco por vez.
Se você fica passado com tanta coisa que precisa ser organizada, eu sugiro que comece com um bloco de 10 a 15 minutos todos os dias, durante o qual você não faz mais nada além de organizar. 
Deixe seu celular longe e só pegue ele de volta quando o tempo acabar. 
Não atenda telefone, não responda mensagens, não jogue Candy Crush, não pare pra ver o que está passando na TV, não brinque com o cachorro. 
Aposto que você vai se surpreender com o que consegue fazer nesse tempo.

Você poderá gostar também
Vinagre branco para tirar cheiro de mofo das roupas
Coisas que não deve guardar no banheiro
Para ter toalhas de banho sempre macias

Curso Online
Biscoitos Saudáveis 
Para Cachorros
Siga-nos também no Pinterest e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário